
CONCURSO PARA EDIFÍCIO SEDE
CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO
MEMORIAL
O PROGRAMA DE NECESSIDADES FOI DIVIDIDO DE ACORDO COM CRITÉRIOS TÉCNICOS E FUNCIONAIS, RESULTANDO EM UMA EDIFICAÇÃO DE PROPORÇÕES HORIZONTAIS COMPOSTA POR DOIS PAVIMENTOS PERPENDICULARES, ESTABELECENDO UMA RELAÇÃO SIMBIÓTICA ENTRE ÁREAS COBERTAS E DESCOBERTAS E VALORIZANDO A VOLUMETRIA.
AS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO DE PÚBLICO ESTÃO DISPOSTAS NO VOLUME TÉRREO COM A INTENÇÃO DE FACILITAR O ESCAPE E INTEGRAR ÁREAS INTERNAS E EXTERNAS. O AMPLO E TRANSPARENTE HALL CUMPRE TAMBÉM A FUNÇÃO DE FOYER DO PLENÁRIO, MANTÉM O CARÁTER CONVIDATIVO DOS PILOTIS E POSSIBILITA A PROMOÇÃO DE EVENTOS E SOLENIDADES. O PLENÁRIO, QUE COMPORTA ATÉ 262 EXPECTADORES, EXTRAPOLA A PROJEÇÃO DO VOLUME ACIMA DE FORMA A EVIDENCIAR SUA IMPORTÂNCIA ALÉM DE POSSIBILITAR SIMPLICIDADE À ESTRUTURA, LIVRE DA SOBRECARGA DO PAVIMENTO SUPERIOR.
CONCEBIDO DE FORMA MODULAR PARA PERMITIR FUTURAS MODIFICAÇÕES DO LAYOUT EXECUTADO EM GESSO ACARTONADO, O GRANDE VOLUME SUPERIOR COMPORTA TODO O EXTENSO PROGRAMA DAS ÁREAS ADMINISTRATIVA E LEGISLATIVA EM UM ÚNICO PAVIMENTO. O CONFORTO AMBIENTAL É ASSEGURADO POR GENEROSOS PRISMAS QUE PERMITEM A ILUMINAÇÃO E VENTILAÇÃO NATURAIS DAS ÁREAS INTERNAS E POR BRISES VERTICAIS QUE BLOQUEIAM A IRRADIAÇÃO DIRETA NAS FACHADAS E ASSEGURAM A PRIVACIDADE DOS USUÁRIOS.
NA COBERTURA DESTE VOLUME UM TERRAÇO JARDIM, QUE CONTRIBUI AINDA MAIS PARA A MANUTENÇÃO DE UMA TEMPERATURA AGRADÁVEL NO INTERIOR DA EDIFICAÇÃO, ENVOLVE A ÁREA RESERVADA PARA A INSTALAÇÃO DAS UNIDADES CONDENSADORAS DE AR CONDICIONADO QUE, POR SUA VEZ, É COBERTA POR UM PERGOLADO METÁLICO PREPARADO PARA A POSTERIOR INSTALAÇÃO DE PLACAS DE CAPTAÇÃO SOLAR PARA SISTEMA DE GERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA.
SITUADO NO SUBSOLO E INTERLIGADO AO PAVIMENTO TÉRREO POR MEIO DE HALL, ESCADA E ELEVADOR PRIVATIVOS, O ESTACIONAMENTO COMPORTA 44 VAGAS E UM PORT COCHÈRE QUE GARANTE, EM CONJUNTO COM A RAMPA DE DOIS SENTIDOS, FACILIDADE NO EMBARQUE E DESEMBARQUE EM MOMENTOS DE GRANDE FLUXO DE VEÍCULOS.
DESDE O INÍCIO DO PROJETO, O PARTIDO ARQUITETÔNICO ADOTADO BUSCOU MANTER A PRAÇA PÚBLICA EXISTENTE AO DISTRIBUIR O PROGRAMA EM DOIS VOLUMES PARCIALMENTE SOBREPOSTOS.
O VOLUME TÉRREO FOI IMPLANTADO DE FORMA PERPENDICULAR À TESTADA DA AVENIDA QUATRO ESTAÇÕES, OCUPANDO A MAIOR DIMENSÃO DO LOTE NO EIXO LESTE-OESTE, GARANTINDO ASSIM AOS PEDESTRES PERMEABILIDADE - INCLUSIVE VISUAL - PARA O INTERIOR DO TERRENO E A ÁREA DE RESERVA LEGAL.
JÁ O VOLUME DO PRIMEIRO PAVIMENTO, POSICIONADO LONGITUDINALMENTE AO TERRENO NO EIXO NORTE-SUL, REFORÇA A INTEGRAÇÃO DO VOLUME INFERIOR À PRAÇA AO CONSTITUIR ÁREAS COBERTAS NO ENTORNO IMEDIATO AO HALL DE ACESSO AO EDIFÍCIO CRIANDO NOS PILOTIS UMA ZONA INTERMEDIÁRIA ENTRE OS ESPAÇOS FECHADO E ABERTO E POSSIBILITANDO GRANDE VARIEDADE DE COMBINAÇÕES E USOS DESSAS ÁREAS.
A PARTE DESCOBERTA MANTIDA DA PRAÇA EXISTENTE NO ENTRONCAMENTO ENTRE A AVENIDA QUATRO ESTAÇÕES E A RUA GUAPIMIRIM ENCONTRA-SE COM OS PILOTIS DA NOVA EDIFICAÇÃO E PERMITE A REALIZAÇÃO DE EVENTOS PARA A POPULAÇÃO ALÉM DA PROJEÇÃO DAS SESSÕES DA CÂMARA DOS VEREADORES NA EMPENA CEGA DO PRÉDIO EM DIAS DE CASA CHEIA.
ANO
2018
TIPOLOGIA
EDIFICAÇÃO INSTITUCIONAL
ATC
4.986,00m²
ENDEREÇO
PORTINHO, CABO FRIO-RJ
PARCEIROS
COAUTORIA: ARQUITETO ALBERTO JORGE DOS SANTOS





PLANTA DE SITUAÇÃO

PAVIMENTO SUBSOLO

PAVIMENTO TÉRREO

PAVIMENTO SUPERIOR

CORTE LONGITUDINAL

CORTE TRANSVERSAL

DETALHE DA FACHADA